segunda-feira, 23 de maio de 2005

EMPADAS da VOVÓ PIMENTA


Pimenta faz bem!

Conheça os benefícios desse tempero picante e inclua-o em seu cardápio



Nem todo mundo é muito fã, mas quem gosta, geralmente gosta muito. E o que algumas pessoas não sabem é que a pimenta – esse alimento que divide opiniões – é também uma grande aliada da saúde.
A pimenta é bastante consumida em forma de conservas ou de molhos e são diversas as espécies existentes, sendo algumas das mais famosas a pimenta vermelha, malagueta, pimenta-de-cheiro, pimenta-rosa, entre outras. Sem falar na variedade de tipos que existem pelo mundo.
E você sabia que é justamente a substância responsável por seu caráter ardido que contém propriedades benéficas ao organismo: a capsaicina? Ela pode atuar como cicatrizante, anti-inflamatório, ajudar no controle do colesterol e aumentar a resistência física, além de promover a liberação de endorfina, o que aumenta a sensação de bem-estar. E como se não bastasse, esse tempero tão completo contribui também para a perda de peso por acelerar o metabolismo. Não é incrível?!
Eu faço parte daquele segundo grupo que citei lá no comecinho: os que adoram pimenta! Por mim, eu colocaria pimenta em tudo, gosto de experimentar pimentas diferentes e adoro descobrir um sabor novo. Sim! Porque pimenta não é só para deixar a comida mais ardida. Cada uma tem seu gosto, seu aroma e é apropriada para cada tipo de prato. E além de temperar pratos salgados diversos, a pimenta tem sido muito utilizada hoje em dia na preparação de doces, desde geleias até chocolates.
Mas se você faz parte do grupo das pessoas que não gostam nem um pouquinho de pimenta, não precisa a partir de agora deixar todas as comidas apimentadas somente porque faz bem para a saúde, até porque pimenta em excesso pode agravar úlceras e provocar a perda de sensibilidade do paladar. Experimente incluir aos pouquinhos em seu cardápio, testando algumas receitas com esse ingrediente, mas sempre respeitando o seu gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário