Queijos:
Popular   em vários lugares do mundo, o  queijo possui uma infinidade de  sabores,  formas e textura. Cada  localidade desenvolve suas próprias  variações,  expandindo assim cada vez  mais o número de opções desse  alimento. Há  centenas, talvez milhares de  queijos no mundo. 
Aprenda a distinguir  os principais e a usá-los de  forma apropriada.
Curiosidade:
Mussarela,   muçarela, musarela ou  mozzarella ? A correta grafia do queijo – A   Academia Brasileira de  Letras informa que as formas registradas   oficialmente são: 
muçarela  ou mozarela
Queijos italianos:
Queijo Gorgonzola  – É um queijo com  veias azuis (fungos),  feito de leite de vaca e  sabor forte. Ele pode  ser firme ou amanteigado,  esfarelento e bem  salgado. Usado em molhos,  pastas e com torradas.
Queijo  Mussarela  – A Mussarela é um queijo feito de leite de  búfala ou de  vaca. A de  leite de vaca é firme e boa para pizzas e  recheio de  massas, como a  lasanha.
Queijo  Parmesão – O  parmesão é feito de leite de vaca  coletado  imediatamente após a  ordenha e parcialmente desnatado pela  gravidade. É  usado ralado sobre  vários pratos. Quando novo, é bom aos  pedaços.
Queijo Provolone  – O provolone é um  queijo de leite integral  de búfala ou de vaca com  uma pele macia, é  forte e perfumado. Ele é  produzido principalmente  nas regiões da Itália  da Lombardia e Veneto.  Bom sózinho e em  sanduíches.
Queijo Ricota –  O Ricota é um queijo fresco e leve. É um  queijo feito  do soro  resultante da fabricação de queijos como mussarela e  provolone.  O  ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém   consideravelmente  mais leve. É apreciado como recheio de massas, em   pastas e tortas  doces.
Mussarela  de búfala - Vem em bolinhas na salmoura ou no  soro. Bom ao  natural e em saladas.
Grana  Padano – Parmesão de excelente qualidade. É usado  ralado em massas  e carpaccios.
Pecorino –  Parmesão de leite de ovelha. É usado em massas e  fundamental no molho  pesto.
Mascarpone – É  cremoso. É ingrediente de pratos salgados e  doces, como o Tiramisù.
Queijos franceses:
Queijo Roquefort  – O Roquefort é  um queijo do sul da França  de sabor forte feito de  leite de ovelha. É  um queijo branco, esfarelento  e levemente úmido,  com veios  característico de matriz azul.Esse queijo  tem odor forte e  sabor  característico notável do ácido butírico.  Roquefort não tem  casca, e  seu exterior é comestível e levemente  salgado. Por ser macio,  fica  ótimo em molhos.
Queijo  Camembert – Camembert  é um queijo macio, cremoso e  tem uma  casca de mofo – que se come. Seu  nome vem da vila de Camembert .  Quando  fresco, o Camembert tende ser  esfarelento e é relativamente  duro,  porém característicamente  amadurece e fica com sabor forte quando   envelhece. É excelente  aperitivo.
Queijo  Brie – É  um dos queijos franceses mais antigos. O  Brie é um  queijo macio –  cremoso feito de leite de vaca. Seu nome vêm da   província da França  chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor   pálida e  sabor  forte. Bom com uva Itália, com torradas e em risotos.
Queijo Chèvre – É macio e feito  de leite de cabra. Com sabor  e textura variados, é bom em saladas e  pastas.
Saint Paulin – É  firme porém cremoso. Excelente em massas.
Queijos ingleses:
Queijo Cheddar  – O Cheddar é uma criação  inglesa, embora  muitos achem que seja  americano. É um queijo amarelo  pálido, firme, com  sabor pronunciado. É  originário da vila inglesa de  mesmo nome. É ótimo  em sanduíches.
Queijo Cottage  – O Cottage é feito com leite desnatado, tem   baixas calorias, é uma  coalhada de queijo com sabor suave. Ele é   drenado, mas não prensado,  então fica algum soro de leite. Cottage não   envelhecido. Perfeito para  sanduíches e pastas.
Queijos holandeses:
Queijo Gouda  – O queijo Gouda é feito de  leite de vaca que é  cultivado e  esquentado até que a coalhada  separe-se do soro. É macio e  tem sabor  suave. Muito usado como  aperitivo.
Queijo Edam  – O  Edam é tradicionalmente vendido como esferas  com interior amarelo  claro  e camada vermelha ou amarela. Ingrediente  fundamental do “molho  quatro  queijos”. Acompanha vinho tinto.
Queijos suíços:
Queijo Emmental  – Geralmente é conhecido apenas como queijo   suíço. O Emmental é um  queijo amarelo, duro, firme e com grandes  buracos  característicos. Ele  tem um sabor picante mas não muito forte.  Servido  puro e no fondue.
Queijo  Gruyère -  O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite  de  vaca. Ele é duro,  levemente salgado e picante. Quando totalmente   maturado (três a doze  meses) tende a ter pequenos e dispersos buracos. O   nome vem da cidade  de Gruyères na Suíça. Bom para gratinados, sopas e   no fondue.
Queijos  brasileiros:
Queijo Prato  – Invenção mineira boa para sanduíches e  aperitivo. O nome se deve ao  formato achatado.
Requeijão –  É uma pasta cremosa. Costuma ser servido com  pães ou com doces.
Catupiry -  O requeijão  brasileiro desta marca, mais firme, é  famoso por seu uso  em pratos  salgados. Catupiry é uma marca (empresa)  registrada de uma  indústria  que desde 1911 em Minas Gerais produz  requeijão.
Reino – Firme e redondo. É bom puro.
Minas - Pode ser  curado. É servido com pão ou com doces. Com  goiabada, faz o “Romeu e  Julieta”.
Outros  :
Cream cheese  – Queijo  untuoso mas firme, espalhável, com  alto teor de creme de  leite que se  obtem da centrifugação da coalhada.  Pode ser natural ou  adicionado de  sabores. Muito consumido na  Inglaterra, EUA e toda  Europa. É usado em  sanduíches, em patês ou como  ingrediente para o  cheese cake.
Queijo Estepe  -Originário das estepes  russas, este queijo é  fabricado a partir do  leite de vaca. Apresenta  uma textura semi-dura e  massa semi-cozida, de  cor amarelo-palha, com  sabor frutado ligeiramente  doce. Geralmente é  consumido puro ou em  molhos 4 queijos. Por ter uma  textura fatiável,  serve para compor  sanduíches e aperitivos.